No próximo ano, entre 15 e 22 de outubro, Torre de Moncorvo vai receber o Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã. De acordo com a organização, vão marcar presença seleções de 20 nações.

“Nesta modalidade cada equipa é composta por dois pescadores a que junta mais um suplente e equipa técnica. Cada seleção é composta por 10 a 12 pessoas o que, no geral, rondará a presença em Torre de Moncorvo durante uma semana de 250 a 300 pessoas, o que trará dividendos económicos de cerca de um milhão de euros no decurso da competição”, explicou em declarações à Lusa, um membro da organização, Francisco Morais.

As provas vão ter lugar na albufeira da Barragem do Baixo Sabor, com saída na rampa do Larinho, no concelho de Torre de Moncorvo. 

Segundo a organização, a maioria das seleções, que já confirmaram a sua presença, chegam um mês antes aos Lagos do Sabor para treinar, o que se vai refletir na economia  da vila.

Ate ao momento, estão já confirmadas várias seleções como a dos EUA, México, África do Sul, Suazilândia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Sérvia, Croácia, Coreia do Sul, Zâmbia e Porto Rico.

Recorde-se que, a prova chegou a estar programada para 2021, mas devido à pandemia foi remarcada para 2023.

Este campeonato mundial é uma parceria entre a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e o município de Torre de Moncorvo, que vai investir 75 mil euros, mas espera um retorno de um milhão de euros.

Jornalista: Rita Teixeira 

IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorNOVO DIRETOR DO MUSEU DO ABADE DE BAÇAL QUER ”QUALIDADE” COMO BANDEIRA
Próximo artigoTRANSMONTANO ENTRE OS CAMPEÕES BRASILEIROS DE FUTEBOL