O município de Vila Flor distribui armadilhas por vários pontos do concelho com o objetivo de controlar a população da vespa asiática, uma espécie invasora que tem causado sérios danos à apicultura local. Este ano, foram colocadas 65 armadilhas em locais estratégicos.

A ação visa mapear a presença da vespa no território e perceber onde é necessária intervenção. Além da colocação das armadilhas, o município conta com uma equipa técnica especializada que apoia o combate a esta espécie. Esta especialização permite perceber onde é que há áreas mais vulneráveis, e quando necessário aplicar medidas preventivas.

A vespa velutina tem mostrado ser um grande prejuízo na apicultura, e por isso, o investimento na prevenção de danos maiores mostra-se indispensável.

A vespa, originária da Ásia, é uma espécie invasora que representa uma séria ameaça para as abelhas e a apicultura, devido ao seu comportamento predador. Desde que chegou a Portugal, em 2011, tem-se espalhado por grande parte do território, causando sérios prejuízos à apicultura ao alimentar-se de abelhas europeias, essenciais para a polinização e o equilíbrio dos ecossistemas.

Jornalista: Micaela Costa

Foto: Deco Proteste

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorTRÁFICO DE DROGA: GNR DESMANTELOU REDE CRIMINOSA NO DISTRITO DE VILA REAL
Próximo artigoFEIRA DO FOLAR E DOS PRODUTOS LOCAIS: CARRAZEDA DE ANSIÃES VOLTA A RECEBER CERTAME