Um relatório apresentado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) alertou para atrasos na regulamentação da descentralização de competências na Saúde, gerando incertezas na gestão de serviços pelos municípios. O documento destaca que a falta de regulamentos dificulta a plena implementação das responsabilidades transferidas e compromete a confiança entre autarquias e Governo.

Os municípios reclamam medidas concretas, como a criação de um programa de recuperação de centros de saúde e a elaboração de um mapa de prioridades para investimentos em infraestruturas. A ANMP critica ainda a falta de transparência no Fundo de Financiamento da Descentralização e exige o retorno da Comissão de Acompanhamento para garantir que as verbas correspondam aos encargos reais.

Na Educação, 526 escolas continuam à espera de requalificação, com um investimento previsto de 1.730 milhões de euros até 2023, muitas em estado urgente ou muito urgente, refletindo problemas estruturais persistentes na descentralização.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UTAD PROMOVE AÇÃO DE REFLORESTAÇÃO NO ALVÃO
Próximo artigoCONCERTO DE NATAL ANIMA IGREJA DAS CHAGAS EM LAMEGO