A aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, volta a receber nos dias 3 e 4 de julho mais uma edição da Festa dos Pombais, um evento que se tem afirmado como uma proposta diferenciadora no panorama cultural da região transmontana. A iniciativa chega à sua quarta edição com um programa pensado para todas as idades, de participação gratuita.

Durante dois dias, o evento promete transformar a aldeia num espaço de encontro entre património, criatividade e identidade local, reunindo atividades ligadas à arte, música, natureza e tradições do território. Oficinas criativas, experiências sensoriais, performances, sons experimentais e iniciativas ligadas ao ambiente e à paisagem integram uma programação diversificada que pretende proporcionar momentos de descoberta e partilha.

Mais do que uma celebração, a Festa dos Pombais procura criar uma ligação próxima entre visitantes e o território, convidando a uma experiência autêntica centrada nas características únicas da comunidade local e da cultura rural.

A escolha de Uva para acolher o evento não é por acaso. A aldeia destaca-se pelo seu património singular, possuindo mais de quatro dezenas de pombais tradicionais, elementos emblemáticos da arquitetura vernacular transmontana e fortemente associados à história e identidade local.

Criada em 2022, a Festa dos Pombais nasceu com o objetivo de valorizar o património natural, arquitetónico e cultural do meio rural, apresentando-se como uma alternativa inovadora às festividades tradicionais de verão na região.

A iniciativa é promovida pela Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, em parceria com o Município de Vimioso e a União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorALEXANDRE FAVAIOS REPRESENTA ANMP EM DEBATE PARLAMENTAR SOBRE NOVAS REGRAS DE PAGAMENTO DAS AUTARQUIAS
Próximo artigoSLOW WINE – MOMENTOS COM VINHO REGRESSA A SÃO JOÃO DA PESQUEIRA COM MÚSICA E SABORES DO DOURO