O Governo vai apresentar uma nova Lei de Finanças Locais para atualizar de forma “transparente, previsível e justa” o quadro de recursos financeiros para os municípios exercerem as novas competências em matéria de descentralização, anunciou este domingo o Primeiro-Ministro.

“Estamos focados em poder apresentar, em diálogo com os municípios, uma nova Lei de Finanças Locais que possa vir a atualizar este novo enquadramento e dar de forma transparente, previsível e justa os recursos financeiros de que os municípios precisam para exercer as competências que lhe foram atribuídas”, anunciou Luís Montenegro, referindo-se à descentralização de competências do Estado central para as autarquias.

A alteração desta legislação tem sido uma reivindicação das autarquias. Em maio, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) propôs, “na verdadeira aceção do termo, uma nova Lei de Finanças Locais: uma lei que modernize Portugal e que seja em si mesma uma reforma do Estado, tornando-o mais eficiente e próximo das pessoas”.

“Nós tomámos posse há pouco tempo, já tivemos ocasião de decidir coisas importantes. Na escola pública, dando mais estabilidade à escola pública, com medidas que querem – e espero mesmo que possam atingir – maior capacidade de termos professores nas escolas, para não termos tantos milhares de alunos que ficam para trás nas aprendizagens por não terem professor a pelo menos uma disciplina”, sublinhou o Primeiro-Ministro.

“Na Saúde, com um programa que é de emergência e de transformação. Na Solidariedade Social, ajudando os pensionistas que são os mais pobres dos pobres, aqueles que têm um rendimento inferior a 550 euros e que agora elevámos para 600 euros”, acrescentou.

Luís Montenegro destacou também as medidas tomadas nas áreas da habitação, “um setor fundamental para muitos portugueses poderem ficar em Portugal”, e da imigração, “regulando a entrada e permanência dos imigrantes”.

“Imigrantes que nós precisamos, que nós queremos acolher e integrar com dignidade. E é precisamente a pensar numa integração digna que é preciso não fechar a porta, mas também não a deixar completamente escancarada”, referiu o Primeiro-Ministro.

Foto: PSD

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: FEIRA DOS VINHOS E SABORES DOS ALTOS TERMINA COM BALANÇO POSITIVO
Próximo artigoCHAVES APROVA REGULAMENTO DE HABITAÇÃO QUE ABRANGE FAMÍLIAS CARENCIADAS E DE CLASSE MÉDIA