Artigo escrito por Rita Teixeira- Diretora de Informação do Canal Ntv

A Ana detestava canela, a típica especiaria utilizada nos doces de Natal. Mas esta história não é sobre canela.

Desde criança que aquele cheiro doce e intenso fazia-lhe torcer o nariz. Durante a consoada, quando a avó começava a preparar as rabanadas ou as filhós, a Ana não suportava estar na cozinha.

“Como é que alguém gosta de canela?”, questionava sempre com um tom de reclamação. Enquanto a avó se ria e garantia que havia uma versão dos doces sem canela, para a neta.

Durante anos, fazer uma segunda versão dos doces sem canela era um prioridade na família paterna, com quem Ana costumava passar a quadra natalícia.

Era uma particularidade do Natal da família, mas era um dos motivos que o tornava especial. Até porque era a única a não gostar da especiaria.

Até que, num ano, tudo mudou. O Natal dividiu-se.

Ana tinha 20 anos quando os pais se separaram. Uma decisão que mudaria para sempre as tradições da família.

Nesse mesmo ano, com o aproximar das festividades, nada seria como antes. A consoada passava-se agora numa nova casa e com os familiares da mãe.

O ambiente era diferente e só havia uma versão de doces… cheios de canela. E foi nesse momento que Ana percebeu que não era só a canela que a incomodava. Era a falta dele.

25 de dezembro, dia de Natal: estava na hora de enfrentar mais uma realidade, mais uma divisão. Este dia era agora dedicado à família do pai, assim ficou decidido.

O cheiro a canela já se sentia, assim que se abria a porta de casa da avó Maria. Mas para surpresa da Ana, ninguém se esqueceu. Naquela mesa havia espaço para as filhós sem canela, o doce preferido da neta.

Foi então que Ana percebeu: a canela, mesmo odiada, era um pedaço da história e das melhores memórias. Não era sobre o cheiro, mas sobre o que ele significava.

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina