Durante uma sessão sobre a polémica em torno da instalação de um parque eólico na zona de Mirandela, em Bragança, a coordenadora do Bloco de Esquerda reclama do Governo uma diferenciação para regiões como Trás-os-Montes, que têm custos energéticos mais elevados, apesar de produzirem parte da riqueza energética nacional.

“Eu lembro que Trás-os-Montes produz boa parte da energia que alimenta o país, seja pelas eólicas, seja pelas barragens, fica aqui alguma dessa riqueza? Não fica nenhuma, pelo contrário, pagam mais”, apontou.

Para Catarina Martins, além do controlo de preços e de margens que o Bloco de Esquerda tem vindo a reclamar do Governo face à subida dos preços, para as regiões do interior como Trás-os-Montes, onde “muitas vezes, os preços ainda sobem mais” que no resto do país, “era preciso também uma política energética diferente”.

O Bloco defende “uma outra política sobre a energia, que permitisse que as regiões do país que mais produzem riqueza, e riqueza em energia, pudessem também ficar com uma parte dessa energia e com outros custos de energia”.

A líder do BE frisa que o partido continuará a fazer propostas ao Governo nesse sentido, por considerar que “é uma condição fundamental não só de direitos humanos, mas de coesão territorial”.

A política de esquerda critica o Governo por não controlar os preços e margens dos que continuam a lucrar com a crise energética e por criar “uma oscilação do ISP- Imposto sobre Produtos Petrolíferos, que o que serve é para manter a receita fiscal, mas que não tem nenhuma visão económica para o país”.

“O Governo o que está a fazer é deixar andar e garantir a receita fiscal e isso é uma política muito insuficiente e eu lembro que Portugal é um dos países onde, ainda por cima, os bens alimentares mais subiram, o cabaz alimentar subiu mais de 20%. Neste momento o essencial era ter uma política de margens e de controlo de preços”, afirmou.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorMINISTRA DA COESÃO TERRITORIAL GARANTE FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE QUE LIGARÁ VIMIOSO A CARÇÃO
Próximo artigoPROTEÇÃO CIVIL REGISTOU 526 OCORRÊNCIAS ENTRE AS 16H00 DE DOMINGO E AS 07H00 DESTA SEGUNDA-FEIRA