Artigo de opinião escrito por Katy Rodrigues – Consultora em Marketing, Turismo e Sistemas de Informação

Em todas as espécies existem caraterísticas próprias alusivas aos genes. A galinha dos ovos azuis não é uma exceção. Oriunda do Chile, a raça “Araucana”  (também conhecida como híbrida ou derivada) desperta um certo interesse aos mais curiosos ou a quem a desconhece. Trata-se de um verdadeiro caso de marketing territorial, cujas reflexões mais profundas, entre outras analogias, são tentadoras de projetar. Mas desengane-se quem achar este feito singular. Esta interessante constatação, também se afigura em França, onde as raças  “Marans” e  “Bleue de France” possuem igualmente a particularidade de pigmentar com ocianina, a casca dos ovos. O que aliás lhes confere a estonteante e diligente tonalidade azulada.

Ao extrapolar pensamentos, permito-me (com sentido crítico e algum humor) questionar-me sobre qual a cor a associar ao território Transmontano e à sua “casca”, como quem diz: a sua envolvência? Arco-íris, meus caros! Tendo a perfeita consciência que arco-íris, não é tecnicamente uma cor… Mas ultimamente, não andamos todos cansados das diplomacias dos “tecnicamente”?

Apesar da mancha cinzenta da Interioridade, a dualidade preto ou branco não se aplica ao “reino maravilhoso”. Aliás, os mais audazes e empreendedores afincadamente adotam a postura camaleónica, com grandes doses de coragem e resiliência! Ao contrário dos ovos azuis, cuja cor da casca não afeta o sabor ou a qualidade nutricional do ovo, Trás-os-Montes é um destino detentor de uma paisagem exuberante, marcada por vales e recortes, em que as quatro cores das estações fazem um verdadeiro looping ao “pantone” e permite, portanto, oferecer quatro produtos turísticos diferenciadores ao longo do ano. E é nas cores que reside a essência Transmontana! Embora haja demasiados metaforicamente cegos localmente, mas muitos mais há para lá do Marão.

Nos Invernos privilegiados com neve, o branco imaculado e impecavelmente gélido preenche os corações das gentes, que se ocupam com os afazeres dos enchidos e as festas em honra do solstício da época. Vêem-se o fumo de chaminés e sente-se, na atmosfera, a nostalgia do frio que também conforta a alma. Mas não podemos generalizar gentes, rotinas e percepções, num território detentor de polos tecnológicos, e que, mundialmente, dá cartas em várias áreas da investigação científica.

No Outono, assistimos a uma miscelânea de cores que produzem paisagens idílicas e verdadeiros bosques encantados. O caviar da região, também conhecido como a castanha, inunda os tempos e as iguarias de quem saboreia genuinamente o sabor da terra. Cruzam-se atributos de uma região, parte reconhecida pela Unesco, parte considerada Smart City, outrora Sefardita e Marrana!

Mas é na Primavera que o clima convida a conhecer geossítios e o “dark sky”. Entre rotas, trilhos e amendoeiras em flor, há muito para vislumbrar. E o potencial turístico é enorme, sobretudo para quem procura lugares que produzem memórias e despertem os sentidos.

No Verão, são festas e mais festas, que combinam com um turismo de saudade e a particularidade dos ânimos dos dias atuais. O tal “inferno” que precede ao inverno… Uma feliz escolha para quem elege os Lagos do Sabor como local de visita ou ousa experienciar a tranquilidade e uma gastronomia divina.

Porque Trás-os-Montes, meus caros, beneficia de uma posição geográfica privilegiada, transfronteiriça e bem lá no topo do mapa. Apela com certeza aos contrastes, mas deve ser vista com uma porta de entrada para a Europa e não fim da linha! Terra Fria, Terra Quente, genuína e moderna, um território que merece mais destaque que “ocianina” em cascas. E só há uma forma de evidenciar esta riqueza: investir, persistir e divulgar até que as vozes façam eco, porque o resto fala por si.

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n